cover
Tocando Agora:

3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

Câmara de Vereadores de Parauapebas

3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura (Foto: Reprodução)

No dia 06 de março de 2025, ocorreu a 3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 16 vereadores, e a ausência do vereador Léo Márcio; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Emendas, Indicações, Requerimentos, Vetos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo que promova com urgência a duplicação da estrada que liga a Palmares Sul à Palmares II, trazendo melhorias significativas no fluxo de veículos e pedestres que por ela trafegam, evitando mortes e acidentes graves, como atualmente vem ocorrendo, como se demonstra no material em anexo, e dá outras providências; e a revitalização da sinalização viária no cruzamento da Avenida 1 com a Avenida 2, bem como a revitalização da sinalização nos quebra-molas localizados na Avenida 1, no bairro dos Minérios, município de Parauapebas/PA, visando garantir maior segurança para pedestres, ciclistas e motoristas que circulam na região.

O vereador Sadisvan, indicou ao poder executivo municipal que regulamente, por meio de decreto sobre a implementação de bases fixas e móveis da guarda municipal nas divisas de bairro; e a implementação de rede de esgoto e tratamento, nos bairros Liberdade I e II, deste município de Parauapebas.

O vereador Anderson Moratório, indicou ao poder executivo municipal a remessa de Projeto de Lei que dispõe sobre a estruturação e fortalecimento da educação escolar indígena, com a criação de cargos destinados aos profissionais da educação escolar indígena no município de Parauapebas.

O vereador Francisco Eloecio, indicou ao poder executivo municipal a realização de estudo de viabilidade e infraestrutura para as ruas Bromélia, Vitória, Chora Menino, Régia e avenida Bom Jardim, no bairro são Lucas II, seguido de ações estruturantes necessárias; e a construção e implantação de uma unidade escolar de ensino fundamental I e II no bairro Parque dos Carajás.

O vereador Elias da Construforte, indicou ao executivo municipal, que regulamente a Lei nº5.238/2023.

A vereadora Erica Ribeiro, indicou ao poder executivo municipal a criação do programa de qualificação técnica e profissional para mulheres no município de Parauapebas; e a criação e instalação da clínica especializada em saúde da mulher, no município de Parauapebas.

O vereador Zé do Bode, indicou ao poder executivo municipal que sejam tomadas providências urgentes para a erradicação dos lixões a céu aberto existentes nas zonas urbana e rural de Parauapebas, e dá outras providências; e que seja editada emenda modificativa, transferindo recursos não utilizados no carnaval de 2025, para investimento na conclusão de obras inacabadas das unidades básicas de saúde – UBS’s no município de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana, indicou ao poder executivo municipal que adote as providências necessárias para que a carreta da mulher volte a circular pelos bairros de Parauapebas, considerando que o veículo se encontra estacionado no ginásio poliesportivo desde o semestre passado; e indica a mesa diretora, a realização de um mutirão de negociação de débitos na câmara na semana do consumidor para a SAAEP, DAM, Equatorial, Bancos Bradesco e Banpará.

O vereador Leandro do Chiquito, indicou ao poder executivo municipal que realize um estudo de viabilidade para a construção de um hospital materno infantil com unidade de cuidados intensivos (UCI); e por meio do serviço autônomo de água e esgoto de Parauapebas (SAAEP), a substituição das bombas de captação de água que não atendam mais à demanda municipal.

O vereador Michel Carteiro, indicou ao poder executivo municipal a revitalização da área de lazer do lago do Alto Bonito, incluindo a reforma do quiosque existente e a construção de novos espaços; e a realização de limpeza, reforma e pintura da praça localizada no bairro Vila Nova bem como a recuperação dos aparelhos de academia ao ar livre presentes na praça.

A vereadora Graciele Brito, indicou ao poder executivo municipal a reforma limpeza e organização da praça da Bíblia localizada no morro dos ventos.

O vereador Fred Sanção, indicou ao poder executivo municipal a necessidade de firmar um termo de cooperação técnica entre o município de Parauapebas e o município de Marabá, visando à prestação conjunta de serviços públicos essenciais na região do contestado.

O vereador Zé da Lata, indicou ao poder executivo municipal a necessidade de construção de uma praça no bairro Jardim Planalto, localizado na VS-10 em Parauapebas/PA.

O ponto alto da sessão foi o requerimento de nº 11, que requer ao presidente da mesa diretora da casa, que enviasse ofício ao poder executivo, para que o prefeito apresente esclarecimentos sobre as declarações prestadas no âmbito do processo judicial n° 0801142-45.2025.8.14.0040.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)