cover
Tocando Agora:

2ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

Câmara de Vereadores de Parauapebas

2ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
2ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura (Foto: Reprodução)

No dia 25 de fevereiro de 2025, ocorreu a 2ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 14 vereadores, e a ausência dos vereadores Laécio da ACT, Sargento Nogueira, e Francisco Eloecio; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que diligencie na justiça para destravar os recursos do FUNDEB e promover o rateio aos profissionais da educação; e que implante ensino de tempo integral em todas as creches de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana, indicou o gestor público do município de Parauapebas, na pessoa do senhor prefeito Aurélio Ramos de Oliveira, separação de espaço físico para crianças e adolescentes no acolhimento institucional esperança; e que seja realizada, semestralmente, campanha educativa sobre o descarte correto do lixo, intitulada “lixo zero”, no âmbito do município de Parauapebas, e dá outras providências.

O vereador Leandro do Chiquito, indicou ao poder executivo municipal que realize, em caráter de urgência, obras de revitalização asfáltica nas ruas localizadas nos bairros Liberdade I e II; e a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, no bairro Novo Brasil.

O vereador Sadisvan, indicou ao poder executivo municipal a implementação de rede de esgoto e pavimentação asfáltica ou bloquetes, no parque das nações II; e a implementação de rede de esgoto e pavimentação asfáltica ou bloquetes, no bairro montes claros, deste município de Parauapebas.

O vereador Tito do MST, indicou ao poder executivo municipal a reabertura de ruas, pavimentação asfáltica das ruas ainda não pavimentadas e operação “tapa buraco” na comunidade Palmares II, bem como bairros rurais adjacentes, tais como: Renascer, Bueno e bairro da Caixa D´água.

O vereador Michel Carteiro, indicou ao executivo municipal, a realização da pavimentação asfáltica do bairro Bom Jesus II; e a ampliação do horário de funcionamentos da praça pública Parque dos Ipês.

A vereadora Graciele Brito, indicou ao poder executivo municipal a criação de uma unidade de CRAS na região do complexo da VS10, com o objetivo de desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia das pessoas de baixa renda; e a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na VS-10, entre os bairros Bom Jesus e planalto neste município.

O vereador Zé da Lata, indicou ao poder executivo municipal a ampliação da disponibilização de 60 vagas para um número maior de vagas destinadas aos ambulantes que se encontram na parte externa do complexo turístico e no Parque dos Ipês, neste município. 

A vereadora Erica Ribeiro, indicou ao poder executivo municipal a intensificação da recuperação das vias do município, com aumento das equipes da “operação buraco zero”, com foco nos bairros Cidade Jardim, Nova Carajás, Guanabara, bairro Da Paz, Nova Vida, VS-10, Rio Verde, complexo Altamira, Amazônia, Parque dos Carajás I e II, Liberdade e Paraíso; e a recuperação da pavimentação asfáltica e sinalização da PA-160, na extensão da rodovia localizada na área urbana do município de Parauapebas.

O vereador Fred Sanção, indicou ao poder executivo municipal a ampliação dos horários de atendimento nos postos de saúde, incluindo plantões aos finais de semana.

O vereador Zé do Bode, indicou ao poder executivo municipal que sejam realizados serviços de capina e roço nas comunidades Palmares I e II, e dá outras providências; e que sejam adotadas providências de melhorias no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural de Parauapebas, em especial na Vila Valentin serra, e dá outras providências. 

O vereador Elias da Construforte, indicou ao poder executivo municipal que viabilize a criação de um centro especializado em saúde mental para mulheres, neste município.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)