cover
Tocando Agora:

5ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

Câmara de Vereadores de Parauapebas

5ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
5ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura (Foto: Reprodução)

No dia 18 de março de 2025, ocorreu a 5ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 16 vereadores, e a ausência da vereadora Tito do MST; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, Vetos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a regulamentação e implantação do fundo de incentivo às ações de ensino superior do município de Parauapebas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a necessidade de correção do sistema de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica das ruas Kanindé e Tupi entre as ruas Krenakoré e Goitacaz no bairro Parque dos Carajás I; e a criação de uma central de serviços públicos no município de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que realize a doação do terreno atrás do Campus IFPA para a ampliação da estrutura, possibilitando a instituição abrir 1.200 novas vagas; e que adote as providências necessárias para a regularização e ampliação do transporte público até o campus universitário (coautoria dos vereadores Anderson Moratório e Erica Ribeiro).

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo a reforma e revitalização da praça da escola Faruk Salmen, localizada na divisa entre os bairros Guanabara, bairro Da Paz e Nova Vida, no município de Parauapebas, estado do Pará, bem como dos banheiros, da quadra poliesportiva, do parquinho infantil, da academia ao ar livre e do palco para apresentações adjacentes a esta, e dá outras providências; e que realize a atualização da página do site oficial da prefeitura, que cuida das proposições legislativas, dando mais acessibilidade, clareza e informações à população deste município para que possa acompanhar o atendimento das proposições feitas por cada vereador desta casa ao poder executivo, e dá outras providências.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a realização imediata de concurso público para preencher vagas existentes nos planos de cargos e carreiras da prefeitura de Parauapebas; e a regulamentação da Lei nº 4.804, de 4 de setembro de 2019, que dispõe sobre a criação do fundo de incentivo às ações de ensino superior e dá outras providências (coautoria do vereador Anderson Moratório).

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo adoção de medidas para a regularização fundiária e entrega de títulos definitivos aos moradores do bairro Da Paz; e a necessidade de regularização dos logradouros da cidade de Parauapebas, com a devida oficialização e atribuição de CEPs individuais para cada rua, bem como a implementação de CEPs rurais para vicinais e vilas.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a necessidade de flexibilização do acesso à portaria da empresa Vale S.A. por meio da implementação de tecnologias digitais e outras soluções que facilitem a mobilidade e a segurança dos trabalhadores, fornecedores e demais autorizados; e a necessidade de reforma e ampliação do posto de saúde da vila Paulo Fonteles, a fim de melhorar as condições de atendimento à população e garantir uma estrutura mais adequada aos profissionais de saúde.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a criação de linhas de crédito com juros reduzidos aos servidores públicos municipais, por intermédio do banco do povo; e a regulamentação do anteprojeto de lei em anexo, com fins de garantir o pagamento de adicional de risco de morte aos guardas municipais e aos agentes municipais de trânsito e de transporte ainda que durante a licença-prêmio.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção de praça pública, com academia ao ar livre, quadra esportiva, brinquedoteca e espaço de convivência familiar no bairro Jardim América, deste município de Parauapebas.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que promova a recuperação asfáltica das principais ruas do bairro Jardim Canadá II; e que promova obras de recuperação e manutenção das estradas da comunidade Valentim Serra, no perímetro até a Escola União do Povo, na VS terra roxa.

O vereador Elias da Construforte indicou ao poder executivo que assegure a igualdade de gênero as mulheres na composição dos cargos de primeiro escalão no âmbito do poder executivo municipal.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a revitalização e reforma do complexo alto bonito, abrangendo todos os seus prédios, incluindo os seis (06) prédios atualmente interditados, no município de Parauapebas; e a criação de uma casa de apoio para os colonos e feirantes que se deslocam da zona rural para a cidade, neste município.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a implantação de uma nova unidade de pronto atendimento (UPA) no lote ao lado da usina da paz, no complexo VS-10, em Parauapebas; e que realize a reforma total da escola municipal de ensino fundamental Primavera II e transforme em creche.

O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo a reforma e ampliação da praça principal do residencial WTorres, no bairro Apoena, incluindo outras melhorias urbanísticas para o referido bairro.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)