6ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
Câmara de Vereadores de Parauapebas

No dia 25 de março de 2025, ocorreu a 6ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 15 vereadores, e a ausência dos vereadores Tito do MST e Francisco Eloecio; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.
A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo que seja viabilizada a criação de um espaço destinado à assistência, acolhimento e entretenimento para a população idosa do município, denominado "CENTRO DE ATENÇÃO AO IDOSO", a ser implantado em Parauapebas/pa.
O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que implante um programa emergencial de mutirão de cirurgias eletivas; e que inclua no calendário de obras do município a instalação de pavimentação asfáltica na rua Luanda em caráter de urgência e dar outras providências.
O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo a implantação de sinalização viária na Avenida 1, no bairro Cidade Jardim, especialmente no trecho que liga a referida avenida ao bairro dos Minérios, visando garantir maior segurança para pedestres, ciclistas e motoristas que circulam na região.
A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a criação e implantação de um programa permanente, denominado: “CARAVANA DA INCLUSÃO"; e a aquisição de lotes urbanizados e a construção de unidades habitacionais para doação às famílias em vulnerabilidade social, no município de Parauapebas.
O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a viabilização da infraestrutura viária, elétrica, hidráulica e de saneamento para dar condições ao início da construção do SESI/SENAI no bairro Parque dos Carajás; e a necessidade de implantação de iluminação pública no trecho entre o lago da Nova Carajás e a entrada do Polo Universitário da UFRA e UEPA.
O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a implantação e reforço da iluminação pública em ruas com baixa luminosidade nos bairros dos Minérios, Nova Carajás e Palmares Sul; e a implantação de um sistema digital de "BOTÃO DO PÂNICO", via aplicativo, destinado a mulheres com medidas protetivas de urgência, possibilitando o acionamento imediato da guarda municipal em casos de ameaça ou risco à integridade física.
O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que proceda com a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos de 8 para 6 horas diárias; e a limpeza e reestruturação da praça localizada na rua U2, entre as ruas U16 e U17, bairro Cidade Jardim.
O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção de creche municipal no bairro maranhão; e a implantação de faixa elevada com semáforo de acionamento pelo pedestre, em locais públicos de grande fluxo de pessoas, deste município de Parauapebas.
O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a realização de cursos de capacitação em primeiros socorros para os profissionais da educação, com ênfase nos assistentes pedagógicos; e que promova a recuperação asfáltica da rua 1, localizada no bairro Vale do Sol.
O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a ampliação e reforma da feira do Rio Verde e a disponibilização de veículos adaptados para transporte rural; e a solicitação de retorno do SAC (serviço de atendimento ao cidadão) para a feira dos produtores, neste município.
O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a realização de reforma e melhorias na infraestrutura do centro universitário de Parauapebas – CEUP; e a reativação, reforma e readequação do prédio próprio da prefeitura que abrigava o CRAS Rio Verde.
• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.
Comentários (0)