10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
Câmara de Vereadores de Parauapebas

No dia 22 de abril de 2025, ocorreu a 10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 13 vereadores, estando ausente os vereadores Zé do Bode, Elias da Construforte, Laécio da ACT e Erica Ribeiro; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.
A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo que sejam criadas políticas públicas e destinado suporte técnico e financeiro para o incentivo e a realização de feiras de negócios no município, e que seja implantada iniciativa de acolhimento e suporte a gestantes e puérperas no município de Parauapebas.
O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a padronização das calçadas da avenida VS-10, no perímetro entre a escola municipal de ensino fundamental Faruk Salmen e a avenida Nova Zelândia, e a reforma e revitalização de todas as quadras poliesportivas do município de Parauapebas.
O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para a pavimentação asfáltica de um trecho da rua Rio Canoas, a manutenção e o fechamento adequado de um dispositivo de captação de águas pluviais (boca de lobo) e ações de saneamento básico e limpeza urbana devido descarte irregular de resíduos, e a ampliação do programa PROSAP para os complexos VS10 e Altamira.
A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a ampliação do estacionamento e a implantação de sinalização de percurso com marcações a cada 100 metros na pista de caminhada e corrida do complexo turístico Bel Mesquita, no município de Parauapebas, e a criação de um programa de apoio à regularização fundiária urbana para moradores de baixa renda que tenham recebido título definitivo de propriedade no município de Parauapebas.
O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a necessidade de executar obras de saneamento básico, esgotamento sanitário, recuperação de bueiros e revitalização das sarjetas das ruas no Bairro da Paz, iniciando pela rua Sol Poente, em Parauapebas, bem como a construção de uma estação de tratamento de água (ETA) para atender a demanda da comunidade local, e a melhoria do acesso e a implantação de infraestrutura na via que interliga os bairros Nova Vida I, Nova Vida II e Montes Claros, com serviços de cascalhamento e/ou pavimentação, drenagem e iluminação pública, considerando que a via encontra-se aberta, porém em estado precário de trafegabilidade.
O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a realização de ação integrada, contemplando serviços de saúde, assistência social e cidadania aos moradores do bairro Novo Brasil e adjacências, e a regulamentação da estrutura organizacional do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), para uma melhor prestação dos serviços, para valorização e reconhecimento dos servidores.
O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a implantação de contêineres sensoriais adaptados para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) nas praças públicas do município de Parauapebas, e que sejam adotadas as providências necessárias para a concessão de regularização fundiária de propriedade urbano aos moradores dos bairros Betânia, Guanabara, e bairro Maranhão neste município de Parauapebas.
O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que providencie a construção do CER (Centro Especializado em Reabilitação) em nosso município, e que promova a reforma e a revitalização da praça localizada no bairro Nova Carajás.
O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a solicitação de construção de uma unidade básica de saúde (UBS) na Vila Parque Verde, neste município, e a solicitação de uma construção de uma escola de ensino fundamental e médio na Vila Parque Verde, neste município.
O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo que revitalize a praça da São Francisco, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck (JK), nº 206, bairro Rio Verde, município de Parauapebas.
O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a instalação de um aparelho de ultrassonografia, bem como o aumento da coleta de exames de rotina do tipo: PCCU (Papanicolau) e mamografia, realizados na UBS - Unidade Básica de Saúde Jerônimo de Freitas, na Palmares II, e a necessidade da construção de uma passarela e a instalação de sinalização em frente ao Partage Shopping Parauapebas.
O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo a execução de melhorias e manutenção na praça dos esportes radicais, incluindo o cercamento da área esportiva, pintura do piso da área de eventos e recuperação de estruturas comprometidas.
• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.
Comentários (0)