cover
Tocando Agora:

10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

Câmara de Vereadores de Parauapebas

10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura (Foto: Reprodução)

No dia 22 de abril de 2025, ocorreu a 10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 13 vereadores, estando ausente os vereadores Zé do Bode, Elias da Construforte, Laécio da ACT e Erica Ribeiro; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo que sejam criadas políticas públicas e destinado suporte técnico e financeiro para o incentivo e a realização de feiras de negócios no município, e que seja implantada iniciativa de acolhimento e suporte a gestantes e puérperas no município de Parauapebas.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a padronização das calçadas da avenida VS-10, no perímetro entre a escola municipal de ensino fundamental Faruk Salmen e a avenida Nova Zelândia, e a reforma e revitalização de todas as quadras poliesportivas do município de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para a pavimentação asfáltica de um trecho da rua Rio Canoas, a manutenção e o fechamento adequado de um dispositivo de captação de águas pluviais (boca de lobo) e ações de saneamento básico e limpeza urbana devido descarte irregular de resíduos, e a ampliação do programa PROSAP para os complexos VS10 e Altamira.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a ampliação do estacionamento e a implantação de sinalização de percurso com marcações a cada 100 metros na pista de caminhada e corrida do complexo turístico Bel Mesquita, no município de Parauapebas, e a criação de um programa de apoio à regularização fundiária urbana para moradores de baixa renda que tenham recebido título definitivo de propriedade no município de Parauapebas.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a necessidade de executar obras de saneamento básico, esgotamento sanitário, recuperação de bueiros e revitalização das sarjetas das ruas no Bairro da Paz, iniciando pela rua Sol Poente, em Parauapebas, bem como a construção de uma estação de tratamento de água (ETA) para atender a demanda da comunidade local, e a melhoria do acesso e a implantação de infraestrutura na via que interliga os bairros Nova Vida I, Nova Vida II e Montes Claros, com serviços de cascalhamento e/ou pavimentação, drenagem e iluminação pública, considerando que a via encontra-se aberta, porém em estado precário de trafegabilidade.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a realização de ação integrada, contemplando serviços de saúde, assistência social e cidadania aos moradores do bairro Novo Brasil e adjacências, e a regulamentação da estrutura organizacional do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), para uma melhor prestação dos serviços, para valorização e reconhecimento dos servidores.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a implantação de contêineres sensoriais adaptados para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) nas praças públicas do município de Parauapebas, e que sejam adotadas as providências necessárias para a concessão de regularização fundiária de propriedade urbano aos moradores dos bairros Betânia, Guanabara, e bairro Maranhão neste município de Parauapebas.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que providencie a construção do CER (Centro Especializado em Reabilitação) em nosso município, e que promova a reforma e a revitalização da praça localizada no bairro Nova Carajás.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a solicitação de construção de uma unidade básica de saúde (UBS) na Vila Parque Verde, neste município, e a solicitação de uma construção de uma escola de ensino fundamental e médio na Vila Parque Verde, neste município.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo que revitalize a praça da São Francisco, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck (JK), nº 206, bairro Rio Verde, município de Parauapebas.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a instalação de um aparelho de ultrassonografia, bem como o aumento da coleta de exames de rotina do tipo: PCCU (Papanicolau) e mamografia, realizados na UBS - Unidade Básica de Saúde Jerônimo de Freitas, na Palmares II, e a necessidade da construção de uma passarela e a instalação de sinalização em frente ao Partage Shopping Parauapebas.

O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo a execução de melhorias e manutenção na praça dos esportes radicais, incluindo o cercamento da área esportiva, pintura do piso da área de eventos e recuperação de estruturas comprometidas.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.



Comentários (0)