13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
Câmara de Vereadores de Parauapebas

No dia 13 de maio de 2025, ocorreu a 13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 15 vereadores, estando ausente os vereadores Zé da Lata e o Francisco Eloecio; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.
A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a limpeza do canal que se estende da rotatória do bairro Tropical, passando pelo bairro Vila Rica até a entrada do bairro Novo Horizonte, e a renovação das pinturas das sinalizações horizontais com ênfase nas faixas de pedestres em todas as vias públicas do município, com prioridade nas localizadas em frente as escolas e hospitais.
O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo a implantação de saneamento básico e recuperação asfáltica nas ruas D-20 e suas adjacentes no bairro Cidade Jardim, e a realização de vistoria técnica, instalação e manutenção de extintores de incêndio nas escolas públicas municipais de Parauapebas.
O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo que realize um estudo técnico para a criação e implantação de um programa municipal de cuidado integral às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, em alinhamento com a política nacional instituída pela Lei Federal n° 14.878/2024, e dá outras providências.
A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo que realize, com urgência, a reforma do telhado do bloco que abriga a biblioteca e a sala de informática da Escola Municipal Novo Horizonte, localizada no bairro Jardim Canadá, e a criação do programa mulher conectada, voltado à inclusão digital e promoção da cidadania de mulheres em situação de vulnerabilidade no município de Parauapebas.
A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a conclusão das obras do centro de controle de zoonoses - CCZ, e a construção de uma praça com brinquedoteca e quadra poliesportiva no bairro Parque dos Carajás, no município de Parauapebas.
O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a disponibilização de estrutura adequada e apoio logístico para as feiras itinerantes dos bairros cidade jardim, guanabara e liberdade, e a instalação de iluminação pública nas avenidas A, C e D, no bairro Jardim Canadá, neste município.
O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a necessidade urgente de revitalização da escola Antônio Vilhena, localizada na comunidade CEDERE I, zona rural de Parauapebas/PA.
O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a alteração do artigo 11, inciso III, DA Lei Municipal Nº 4.249, de 17 de dezembro de 2002, e dá outras providências, e que através da secretaria municipal de saúde, realize a implantação de unidade odontológica móvel (UOM), para levar saúde bucal a população.
O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção de creche municipal no bairro Nova Carajás, e a necessidade de pavimentação asfáltica da via localizada após a ponte do City Park, com extensão que abrange os bairros Água Fria, Santa Luzia, parque dos Ipês (nas proximidades do sindicato SINTICLEPEMP) e finaliza no bairro Boa Esperança, neste município de Parauapebas.
O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a reforma e a revitalização, ou a adequada destinação, do centro comercial localizado no residencial Vale do Sol, inaugurado em 2021 e atualmente em estado de abandono, e o prolongamento e pavimentação asfáltica de trecho da rua Rogério Cardoso, no bairro Liberdade, no trecho atualmente constituído por vereda, visando melhorar o acesso dos moradores às suas residências.
O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo que que sejam realizados, com urgência, serviços de reparos e infraestrutura nos bairros Vale do Sol, residencial Ipê, Tropical e Ipiranga, e que todos os veículos a serviço do poder executivo, sejam locados ou próprios, possuam identificação caracterizadora do órgão, entidade, fundação ou autarquia que os estejam utilizando, no município de Parauapebas.
O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo que realize a reforma e modernização da praça do cidadão Marcelo Parcerinho, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck, bairro Rio Verde, bem como a realização de estudo de viabilidade para implantação de um camelódromo no local.
O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo que realize a implementação de brigadas comunitárias de controle e combate à incêndios ambientais, nas zonas rurais e urbana, com equipes treinadas para atuarem em conjunto com as autoridades e órgãos de emergência do município de Parauapebas.
• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.
Comentários (0)