cover
Tocando Agora:

13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

Câmara de Vereadores de Parauapebas

13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura (Foto: Reprodução)

No dia 13 de maio de 2025, ocorreu a 13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 15 vereadores, estando ausente os vereadores Zé da Lata e o Francisco Eloecio; após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a limpeza do canal que se estende da rotatória do bairro Tropical, passando pelo bairro Vila Rica até a entrada do bairro Novo Horizonte, e a renovação das pinturas das sinalizações horizontais com ênfase nas faixas de pedestres em todas as vias públicas do município, com prioridade nas localizadas em frente as escolas e hospitais.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo a implantação de saneamento básico e recuperação asfáltica nas ruas D-20 e suas adjacentes no bairro Cidade Jardim, e a realização de vistoria técnica, instalação e manutenção de extintores de incêndio nas escolas públicas municipais de Parauapebas.

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo que realize um estudo técnico para a criação e implantação de um programa municipal de cuidado integral às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, em alinhamento com a política nacional instituída pela Lei Federal n° 14.878/2024, e dá outras providências.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo que realize, com urgência, a reforma do telhado do bloco que abriga a biblioteca e a sala de informática da Escola Municipal Novo Horizonte, localizada no bairro Jardim Canadá, e a criação do programa mulher conectada, voltado à inclusão digital e promoção da cidadania de mulheres em situação de vulnerabilidade no município de Parauapebas.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a conclusão das obras do centro de controle de zoonoses - CCZ, e a construção de uma praça com brinquedoteca e quadra poliesportiva no bairro Parque dos Carajás, no município de Parauapebas.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a disponibilização de estrutura adequada e apoio logístico para as feiras itinerantes dos bairros cidade jardim, guanabara e liberdade, e a instalação de iluminação pública nas avenidas A, C e D, no bairro Jardim Canadá, neste município.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a necessidade urgente de revitalização da escola Antônio Vilhena, localizada na comunidade CEDERE I, zona rural de Parauapebas/PA.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a alteração do artigo 11, inciso III, DA Lei Municipal Nº 4.249, de 17 de dezembro de 2002, e dá outras providências, e que através da secretaria municipal de saúde, realize a implantação de unidade odontológica móvel (UOM), para levar saúde bucal a população.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção de creche municipal no bairro Nova Carajás, e a necessidade de pavimentação asfáltica da via localizada após a ponte do City Park, com extensão que abrange os bairros Água Fria, Santa Luzia, parque dos Ipês (nas proximidades do sindicato SINTICLEPEMP) e finaliza no bairro Boa Esperança, neste município de Parauapebas.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a reforma e a revitalização, ou a adequada destinação, do centro comercial localizado no residencial Vale do Sol, inaugurado em 2021 e atualmente em estado de abandono, e o prolongamento e pavimentação asfáltica de trecho da rua Rogério Cardoso, no bairro Liberdade, no trecho atualmente constituído por vereda, visando melhorar o acesso dos moradores às suas residências.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo que que sejam realizados, com urgência, serviços de reparos e infraestrutura nos bairros Vale do Sol, residencial Ipê, Tropical e Ipiranga, e que todos os veículos a serviço do poder executivo, sejam locados ou próprios, possuam identificação caracterizadora do órgão, entidade, fundação ou autarquia que os estejam utilizando, no município de Parauapebas.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo que realize a reforma e modernização da praça do cidadão Marcelo Parcerinho, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck, bairro Rio Verde, bem como a realização de estudo de viabilidade para implantação de um camelódromo no local.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo que realize a implementação de brigadas comunitárias de controle e combate à incêndios ambientais, nas zonas rurais e urbana, com equipes treinadas para atuarem em conjunto com as autoridades e órgãos de emergência do município de Parauapebas.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)