15ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
Câmara de Vereadores de Parauapebas

No dia 27 de maio de 2025, ocorreu a 15ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 16 vereadores, estando ausente o vereador Francisco Eloecio, e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.
A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a expansão do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes no município de Parauapebas, e a reforma completa da quadra esportiva situada na avenida 02, no bairro Dos Minérios, entrada do Vila Nova.
O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a realização de estudos, serviços técnicos e providências visando à valorização e permanência funcional de servidores públicos em idade de aposentadoria pelo RGPS, que desejam e possuem plena capacidade de continuar contribuindo com a administração pública municipal, e o encaminhamento de projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissional de educação física nas escolas de educação infantil em tempo integral no município de Parauapebas.
O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para que a defesa civil realize uma campanha de sensibilização junto aos banhistas em balneários, tendo em vista o aumento de casos de afogamentos, e a realização de mutirão emergencial para regularização das licenças ambientais das empresas sediadas em nosso município.
A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a instalação de brinquedos adaptados e equipamentos inclusivos nos parques, praças e demais espaços públicos de lazer de Parauapebas, em especial no complexo turístico Bel Mesquita, no Parque dos Ypês e em outros ambientes que estejam em fase de construção ou ainda em projeto, com o objetivo de garantir o direito ao lazer acessível para crianças com deficiência.
A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo o asfaltamento da estrada vicinal que liga a vila Paulo Fonteles ao garimpo das pedras, no município de Parauapebas, e a criação de linha de crédito especial via banco do povo, para trabalhadores autônomos e feirantes do município de Parauapebas.
O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a ampliação do acesso às informações dos processos do TFD – tratamento fora de domicílio, no município de Parauapebas.
O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a criação e implementação de um programa permanente de formação continuada para assistentes pedagógicos e demais profissionais de apoio da rede pública municipal de ensino, que atuam com estudantes com necessidades específicas de aprendizagem, e a criação e implementação do projeto “Conecta Jovem: Protagonismo e Futuro no Campo”, com a coordenação da secretaria municipal de juventude (SEJUV).
O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a instalação de sistema de monitoramento por câmeras de segurança nos parques públicos, visando aprimorar a segurança dos usuários e coibir atos de vandalismo, e que realize a pavimentação asfáltica e drenagem no cruzamento das ruas Pio XII e Jerusalém, localizadas no bairro Betânia.
O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo que sejam adotadas as providências necessárias para a reforma da ponte localizada na rua Amsterdã que interliga os bairros Vila Rica e Altamira, bem como a ampliação e adequação da calçada garantindo a acessibilidade neste município de Parauapebas, e a construção de um abatedouro público de aves no mercado municipal – centro de abastecimento de Parauapebas (CAP), visando atender às normas sanitárias, garantir segurança alimentar e fortalecer a economia local.
O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que promova a construção do centro de atenção psicossocial – CAPS III, no município de Parauapebas, e a necessidade de promover a abertura da rua Iaundé 2, no trecho que conecta o bairro vila rica ao bairro Altamira, na esquina com a rua Amsterdam, com o objetivo de melhorar as condições de acesso dos moradores às suas residências.
O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a ampliação e revitalização completa da quadra de esportes da escola 18 de outubro, localizado na vila Carlos Fonseca, e a revitalização completa da quadra de esporte da escola José Rodrigues da Silva, na vila Paulo Fonteles.
O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo que que sejam realizados, em caráter de urgência, serviços de manutenção na estrada de acesso à Vila Nova Esperança (antiga juazeiro) zona rural de Parauapebas, e dá outras providências, e que proceda com a máxima urgência, a manutenção total no bairro Parque dos Carajás, no município de Parauapebas.
O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo que realize um estudo de viabilidade para reimplantação da rotatória localizada no cruzamento da rodovia PA-275 com a avenida dos ipês, nas proximidades do Partage Shopping de Parauapebas.
• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.
Comentários (0)