cover
Tocando Agora:

15ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

Câmara de Vereadores de Parauapebas

15ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura
15ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura (Foto: Reprodução)

No dia 27 de maio de 2025, ocorreu a 15ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 16 vereadores, estando ausente o vereador Francisco Eloecio, e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a expansão do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes no município de Parauapebas, e a reforma completa da quadra esportiva situada na avenida 02, no bairro Dos Minérios, entrada do Vila Nova.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a realização de estudos, serviços técnicos e providências visando à valorização e permanência funcional de servidores públicos em idade de aposentadoria pelo RGPS, que desejam e possuem plena capacidade de continuar contribuindo com a administração pública municipal, e o encaminhamento de projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissional de educação física nas escolas de educação infantil em tempo integral no município de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para que a defesa civil realize uma campanha de sensibilização junto aos banhistas em balneários, tendo em vista o aumento de casos de afogamentos, e a realização de mutirão emergencial para regularização das licenças ambientais das empresas sediadas em nosso município.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a instalação de brinquedos adaptados e equipamentos inclusivos nos parques, praças e demais espaços públicos de lazer de Parauapebas, em especial no complexo turístico Bel Mesquita, no Parque dos Ypês e em outros ambientes que estejam em fase de construção ou ainda em projeto, com o objetivo de garantir o direito ao lazer acessível para crianças com deficiência.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo o asfaltamento da estrada vicinal que liga a vila Paulo Fonteles ao garimpo das pedras, no município de Parauapebas, e a criação de linha de crédito especial via banco do povo, para trabalhadores autônomos e feirantes do município de Parauapebas.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a ampliação do acesso às informações dos processos do TFD – tratamento fora de domicílio, no município de Parauapebas.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a criação e implementação de um programa permanente de formação continuada para assistentes pedagógicos e demais profissionais de apoio da rede pública municipal de ensino, que atuam com estudantes com necessidades específicas de aprendizagem, e a criação e implementação do projeto “Conecta Jovem: Protagonismo e Futuro no Campo”, com a coordenação da secretaria municipal de juventude (SEJUV).

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a instalação de sistema de monitoramento por câmeras de segurança nos parques públicos, visando aprimorar a segurança dos usuários e coibir atos de vandalismo, e que realize a pavimentação asfáltica e drenagem no cruzamento das ruas Pio XII e Jerusalém, localizadas no bairro Betânia.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo que sejam adotadas as providências necessárias para a reforma da ponte localizada na rua Amsterdã que interliga os bairros Vila Rica e Altamira, bem como a ampliação e adequação da calçada garantindo a acessibilidade neste município de Parauapebas, e a construção de um abatedouro público de aves no mercado municipal – centro de abastecimento de Parauapebas (CAP), visando atender às normas sanitárias, garantir segurança alimentar e fortalecer a economia local.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que promova a construção do centro de atenção psicossocial – CAPS III, no município de Parauapebas, e a necessidade de promover a abertura da rua Iaundé 2, no trecho que conecta o bairro vila rica ao bairro Altamira, na esquina com a rua Amsterdam, com o objetivo de melhorar as condições de acesso dos moradores às suas residências.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a ampliação e revitalização completa da quadra de esportes da escola 18 de outubro, localizado na vila Carlos Fonseca, e a revitalização completa da quadra de esporte da escola José Rodrigues da Silva, na vila Paulo Fonteles.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo que que sejam realizados, em caráter de urgência, serviços de manutenção na estrada de acesso à Vila Nova Esperança (antiga juazeiro) zona rural de Parauapebas, e dá outras providências, e que proceda com a máxima urgência, a manutenção total no bairro Parque dos Carajás, no município de Parauapebas.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo que realize um estudo de viabilidade para reimplantação da rotatória localizada no cruzamento da rodovia PA-275 com a avenida dos ipês, nas proximidades do Partage Shopping de Parauapebas.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)