1ª Sessão Ordinária
1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

No dia 18 de fevereiro de 2025, ocorreu a 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos vereadores e do público, após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente e a atuação dos vereadores em suas falas.
O vereador Alex Ohana propôs ao gestor público do município de Parauapebas a criação de uma página dentro do Portal da Transparência com o título de CFEM. Em sua fala, o vereador enfatizou que tal medida é para garantir a aplicação correta dos valores para os fins aos quais se destinam; realizando também a indicação para que ocorra a ampliação e melhoria do transporte público, juntamente com a reforma e manutenção das paradas de ônibus.
O vereador Leandro do Chiquito, indicou ao poder público municipal a reforma da praça do bairro Liberdade, bem como a drenagem da rua Macapá, e a abertura de ruas, todas localizadas no bairro Liberdade.
A vereadora Erica Ribeiro, indicou ao poder executivo a construção e implantação do centro multidisciplinar para crianças com deficiência do município de Parauapebas, juntamente com a interligação e instalação de semáforos na avenida B com a avenida Tupinambá.
A vereadora Maquivalda Barros, indicou ao poder executivo municipal a implantação de terminais de integração para a melhoria da mobilidade urbana em Parauapebas; bem como a retomada da obra de construção da unidade básica de saúde (UBS) do residencial alto bonito.
O vereador Léo Márcio, indicou ao poder executivo que implante um programa municipal de consultas oftalmológicas, com a respectiva doação de óculos de grau à população Parauapebas; bem como a implantação de restaurantes populares e cozinhas comunitárias.
O vereador Laercio da ACT, indicou ao executivo municipal, que tome imediatamente todas as providências necessárias para dar fim aos problemas relacionados ao cemitério localizado entre o bairro da paz e o bairro rio verde, o qual encontra-se atualmente em total abandono pelo poder público municipal; juntamente com a construção de uma ponte na rua João Paulo II, no bairro Altamira, município de Parauapebas, visando solucionar problemas de mobilidade urbana, alagamentos, saneamento inadequado, proliferação de doenças e aumento da criminalidade na região.
O vereador Tito do MST, indicou ao poder executivo municipal a aquisição de uma ambulância tipo D, bem como a ampliação e reforma da unidade de saúde da comunidade Palmares II, juntamente com a realização da implantação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável na comunidade Palmares II.
O vereador Fred Sanção, indicou ao poder executivo municipal a reinstalação de redutores de velocidade nas principais vias da cidade, com especial atenção à avenida dos Ipês, no bairro Cidade Jardim.
O vereador Sargento Nogueira, indicou ao poder executivo municipal que sejam executados serviços de infraestrutura no bairro Nova Vitória.
O vereador Michel Carteiro, indicou ao poder executivo municipal que promova o desenvolvimento de políticas educacionais através da retomada da construção e implementação de duas creches, uma no bairro Dos Minérios e outra no bairro Habitar Feliz; bem como a realização de limpeza, reforma, pintura e recuperação dos aparelhos de academia da praça localizada no bairro Amazonas.
O vereador Zé da Lata, indicou ao poder executivo municipal a criação de pontos de mototáxis com banheiros acessíveis para uso dos profissionais na cidade de Parauapebas, bem como a criação de cooperativa e infraestrutura adequada aos trabalhadores “chapas” em Parauapebas.
O vereador Sadisvan, indicou ao poder executivo municipal a elaboração e divulgação de editais culturais no âmbito da política municipal de cultura viva.
O vereador Francisco Eloecio, indicou ao poder executivo municipal a realização de revitalização e pavimentação asfáltica na rua Santos Dumont, bairro Nova Vida I, no trecho entre a rua Padre Cícero e a rua Daniela Pérez; bem como a construção e implantação de uma unidade escolar de ensino fundamental I e II no bairro Nova Vitória.
O vereador Graciele Brito, indicou ao poder executivo municipal a criação de curso preparatório gratuito para concursos públicos no município de Parauapebas para atender às pessoas de baixa renda; juntamente com a criação de instalação de totens para recarga de celulares espalhados em diversos pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de oferecer um serviço útil para a população.
O vereador Zé do Bode, indicou ao poder executivo municipal que realize a adequação estrutural do cemitério Jardim da Saudade II; bem como a realização de serviços de manutenção geral no bairro rio verde, e dá outras providências.
O vereador Anderson Moratorio, indicou ao poder executivo municipal a criação e implementação do programa municipal de aquisição de alimentos direto do agricultor familiar (PAA municipal) em Parauapebas.
Assista ao vídeo completo, sem cortes da sessão:
https://playerv.megadinamica.com/video/lls8508/1/true/true/V1hwT1UyUkhVbkZTV0ZacFZqRmFkVmRXWkZOalIwcDBVbTVTYUZZd05XOVVSekZQWkcxS1VsQlVNRDA9K1I=/16:9/
Comentários (0)